Acampamento na Ilha de Brownsea

Em junho de 1907, Baden-Powell escreve cartas a alguns velhos amigos do exercito e suas esposas, que eram pais de rapazes de 11 a 14 anos de idade. Na carta continham as seguintes informações:

  "Proponho-me a realizar um acampamento de 18 rapazes selecionados, para aprender Escotismo durante uma semana das férias de agosto. O acampamento, por permissão generosa de C. Van Raalte, Esq., será realizado na ilha de Brownsea, em Poole. Estava cuidadosamente planejado o fornecimento de alimentos, a cozinha e as medidas sanitárias." (Baden-Powell 1907)

Dias depois enviou convite semelhante às Companhias de Brigada de Rapazes (Movimento juvenil já existente) de Bournemouth, dando à 3 outros rapazes que fossem alunos de escolas secundárias do governo, ou empregados em fazendas, ou filhos de operários. O efetivo inicialmente pretendido de 18 se elevou a 21, pois todos queriam acampar com o herói de Mafeking. Mais tarde B.P. decidiu levar como seu auxiliar um sobrinho de 9 anos, órfão de pai. E também convidou seu companheiro de armas, o Major Kenneth McLaren para seu Assistente.

No anoitecer de 31 de julho de 1907, os rapazes participantes do primeiro acampamento escoteiro se reuniram na Ilha de Brownsea na costa sul da Inglaterra. No primeiro dia B.P. dividiu os jovens e entregou a cada um dos rapazes as fitas com cores diferentes para identificar às patrulhas sendo elas: Maçaricos – amarelo, Corvos – vermelhos, Lobos – azul e Touro – verde. Depois disso Robert também distribuiu aos membros das patrulhas deveres (lenhador, cozinheiro, enfermeiro e etc.) e cargos (Monitor e Submonitor).

Como base para o acampamento B.P. utilizou os seus seis fascículos para concluir sua obra. Durante o acampamento ocorreram varias atividades como: observação, artes marciais, cavalheirismo, salvamento de vidas, patriotismo e etc. As atividades eram divididas em turnos (manhã, tarde e noite), sendo uma atividade específica para cada turno.

                Logo depois que o acampamento acaba B.P. faz seus últimos ajustes em sua obra.E em 1908 Baden-Powell publica os seis fascículos quinzenais.

 

Escrito por: Caio da Silva Dias