Fogo e Fogueira

Acendendo a fogueira sem fósforos

Pederneira

Este é o método é eficaz de fazer fogo sem o auxílio de fósforos. Para isto, utilize a pederneira (pedra dura). Se você não dispuser de pederneira, veja se arranja um fragmento de rocha bem dura, com o qual possa produzir faíscas.


Se o fragmento quebrar-se ou até deixar riscar com demasiada facilidade quando atingido pelo aço, jogue-o fora e arranje outro pedaço. Aproxime as mãos prontas para bater na pederneira, por cima e bem próximas à isca, que deverá estar perfeitamente seca. Com a lâmina da faca ou um pequeno pedaço de aço, fira a pederneira em movimentos rápidos, de cima para baixo de modo que as faíscas produzidas caiam bem ao centro da isca. 

Uma vez acesa a isca, abane-a suavemente até surgir uma chama. Mais exige muito tempo e paciência.

 

Lente

Qualquer lente convexa de uns 5 cm ou mais de diâmetro pode ser usada, com Sol brilhante, para concentrar os seus raios sobre a isca e acendê-la.

 

 

Atrito

Muitos são os métodos de produzir fogo pelo atrito (arco, ranhura ou estria, tira de couro, etc.). Se o método escolhido for o da ranhura, corra o pauzinho para cima e para baixo no sulco (ranhura), acelerando o ritmo até obter fogo na isca, mas todos esses métodos requerem muita prática. Se você conhece bem um desses métodos, não deixe de usá-lo, mas não esqueçam que a pederneira (pedra dura) e o aço dar-lhe-ão os mesmos bons resultados, com menos trabalho.

 

 

 

Com uma Correia

Você poderá ainda obter fogo usando uma correia de fibra seca e forte, esfregando-a com um movimento contínuo que deverá ser aumentando em ritmo progressivo. O atrito produzirá o calor suficiente para a isca pegar fogo.

 
 

Tipos de Fogueiras

 

Fogo Caçador
Um dos melhores para cozinhar.

 

 

Fogo Estrela
Nada melhor que fazer uma roda de amigos os redor deste fogo. Ele é de longa duração, com calor brando. Consome pouco combustível e não necessário cortar lenha.

 

 

Fogo de Conselho
Esta montagem e ótima para iluminar,  comece com uma mecha em seguida comece a colocar os troncos mais grossos e vá afinando.

 

 

Fogo em Linha
Esta  montagem de fogueira é pouco usada, pois e difícil iniciar o fogo.

 

 

Fogo de Trincheira
Este fogo consome pouca lenha, oferece menos riscos, não é incomodado pelo vento e não irradia tanto calor, sendo apropriado para os dias quentes.

 

 

Fogo Refletor
Para as noites frias prepare este excelente aquecedor natural.

 

 

Fogo em Cone
Características: dá bastante calor e as chamas sobem como um fio dando muita iluminação. Como os troncos são consumidos rapidamente, necessita de maior manutenção. 

 

 

 

 Fonte: <http://www.geat.com.br/Tecnicas/fogo.htm>